Sim, você suou a camisa! E, depois de anos dando um duro danado, finalmente conseguiu aquele almejado cargo de chefia. Mas, ao invés de desfrutar da alegria dessa conquista, está preocupado, inseguro e – certamente – com medo. Isso porque logo depois de receber a notícia da promoção, uma dúvida passou a martelar em sua cabeça: “Será que eu serei um bom líder?”. Natural, afinal, estar à frente de uma equipe e motivar resultados, é um grande desafio – se fracassar, o peso recai somente em você.

Um bom gestor, entretanto, deve estar preparado para a missão, tendo em mente algo importantíssimo: sem a gestão eficaz de pessoas não é possível exercer liderança. Este é um segredo que, sem dúvidas, contribuirá muito para o seu sucesso profissional. E foi pensando nisso que nós selecionamos algumas dicas fundamentais para te deixar ainda mais preparado para este desafio.

COMUNIQUE-SE: FIQUE ATENTO AOS FEEDBACKS

É muito importante que o chefe troque e partilhe informações de forma clara, objetiva e acessível. Afinal, sem uma boa comunicação, você não vai chegar até as pessoas de sua equipe.

Além disso, você deve ser franco e justo com cada um. Procure se reunir com frequência com eles para dizer o que pensa do trabalho desenvolvido; elogie o desempenho e mostre os pontos a serem melhorados.

CONHEÇA O PERFIL DE CADA PROFISSIONAL DA SUA EQUIPE

É preciso conhecer os prontos francos e fortes das pessoas que trabalham com você. Desta forma, é possível estabelecer tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um, elevando o desempenho da equipe como um todo.

AUTORIDADE: CONQUIESTE-A

Uma vez que sua autoridade é posta à prova, as pessoas passam a duvidar se as regras e procedimentos, impostos por você, devem realmente ser seguidos. Por isso,exerça seu papel de líder e seja firme. Mas vale destacar que autoridade é alcançada por respeito e humildade, diferente do poder.

MOTIVE SUA EQUIPE: SEJA UMA INSPIRAÇÃO

Vale lembrar também que motivação é muito mais do que apenas dinheiro e incentivo, embora estes sejam importantíssimos. Trata-se também de inspiração, afinal, você como líder é um espelho para sua equipe.

SEJA RESILIENTE

Dificuldades podem vir a ocorrer em qualquer empresa. A persistência, agilidade e preparo, no entanto, são habilidades que o gestor deve desenvolver para solucionar qualquer problema inesperado, facilitando a tomada de decisões.

Um líder deve ter um bom equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações do dia a dia de forma assertiva.
É POSSÍVEL FAZER MAIS COM MENOS: INVISTA EM UM SOFTWARE DE GESTÃO  

Em meio a tantas vantagens trazidas pela tecnologia, muitos ainda não estão convencidos de que ela é uma aliada aos negócios. Por conta disso, insistem no trabalho manual, que não só gasta boa parte do tempo – que poderia ser usado em outras atividades importantes-, como também aumenta as chances de errar.

O uso de softwares de gestão tem caído cada vez mais no gosto de pequenas e grandes empresas, por auxiliar na gestão diária. Além de ajudar a reduzir os gastos desnecessários da empresa – e aumentar também o lucro! -, otimiza o fluxo de informações da empresa, aumentando a qualidade do serviço.