O controle de estoque é, sem dúvidas, o maior desafio para quem está começando um negócio. Como saber a quantidade de produtos que serão vendidos nos próximos dias? Quais vão vender mais? Como satisfazer a todos os clientes? Esses são apenas alguns dos questionamentos que tiram o sono de qualquer novo empresário.

E não é pra menos! O estoque faz parte do patrimônio de uma empresa e, por isso, necessita de constante atenção. Acompanhar o que está se movendo e para onde, os níveis de estoque atuais, bem como os detalhes de fornecedor e do vendedor, para garantir a conformidade adequada com todo o processo, são ações importantes que contribuem para boa administração. Consequentemente, será possível tomar as decisões certas para o crescimento da empresa no mercado.

Mas isso é quase impossível sem ferramentas que auxiliem na gestão diária. E é por este motivo que muitas empresas vêm investindo, cada vez mais, em sistemas de controle de estoque. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Com um software de controle de estoque, os produtos da empresa estarão cadastrados, item por item, com uma ficha completa dos dados, onde o histórico de movimentação estará sempre atualizado. Assim, será fácil saber qual foi o custo do produto ou insumo ao longo do tempo, o volume de vendas, compras, quebras e devoluções. E tudo isso sem precisar criar inúmeras planilhas no Excel, afinal, tudo será automatizado e você terá acesso a essas informações quando quiser. Basta clicar.

Como um software de gestão organiza e automatiza a administração da sua empresa

E COMO ESCOLHER O MELHOR SISTEMA?

Encontrar o melhor sistema de controle de estoque, no entanto, pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque é preciso analisar as reais necessidades do seu negócio, para não errar na escolha, levando em conta algumas dicas importantes. São elas:

  • Busque um software de gestão empresarial que esteja dentro do orçamento da sua empresa;
  • Verifique se existem módulos específicos ou personalizáveis para o seu ramo de negócio;
  • Veja se o software de gestão oferece as funcionalidades que você precisa ou que sejam facilmente adaptáveis a estrutura da sua empresa;
  • Confira se o sistema de controle de estoque roda perfeitamente nos computadores da sua empresa
  • Tenha a certeza de que ele é simples de operar, para que ninguém tenha problema em utilizá-lo;
  • Verifique se a empresa fornecedora do software de gestão estará disponível para prestar suporte, sempre que preciso, pronta para lhe atender em caso de dúvidas ou manutenções.

Ou seja, busque um sistema de controle de estoque que que facilite a rotina diária do seu negócio – e a sua também!

ProComércio: 03 Funcionalidades únicas para o seu negócio

Vale destacar ainda que, mesmo utilizando um sistema de estoque, é preciso que as informações cadastradas estejam corretas. Desta forma, é importante fazer um inventário de estoque regularmente, o que significa checar pessoalmente se todos os dados do sistema batem com o do estoque físico.

Clique aqui e conheça um pouco mais do ProComércio, o software ERP que vai ajudar você a alavancar seus negócios. Mas se você já conhece, fale conosco, marque uma consultoria gratuita e saiba como o ProComércio pode ser eficiente para o seu negócio.

[rev_slider banner_ads]