Em meio aos avanços tecnológicos e seus benefícios, o software de gestão deixou de ser uma simples necessidade operacional para atuar como aliado na gestão diária e contribuir para o crescimento empresarial. Além de visualizar a empresa como um todo, a ferramenta oferece informações de todos os resultados alcançados até o momento, em tempo real.

Conheça outros benefícios de um software de gestão para sua empresa

Por isso, a implantação de um sistema ERP deve ser vista como um investimento necessário, que trará resultados positivos aos negócios, e não como uma despesa a mais ao seu bolso.

Para encontrar a melhor ferramenta, no entanto, que seja mais adequada às suas necessidades, é preciso analisar os principais atributos que as empresas buscam em um software de gestão. São elas:

QUALIDADE, EFICIÊNCIA E DESEMPENHO DO SISTEMA

Tempo de processamento dos processos críticos, ou seja, se falhar ou demorar muito, pode prejudicar toda a empresa

FORNECEDOR

Qualidade de atendimento, tempo de resposta, transparência na cobrança dos serviços prestados.  Além disso, o suporte aos usuários, para esclarecimento de dúvidas, solução de problemas operacionais ou correção de programas.

O ERP precisa ser constantemente atualizado para acompanhar o crescimento da empresa, inclusão de novas facilidades operacionais, atualizar as mudanças na legislação e acompanhara a evolução do sistema operacional, hardware, banco de dados, etc.

As empresas que já tiveram a experiência de implantar um sistema dão importância até maior ao fornecedor de sistema do que propriamente qualidades técnicas do sistema. Buscam por um fornecedor confiável, estável com boa estrutura financeira e técnica, pois terão que trabalhar juntos por muito tempo.

FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

Menus de navegação amigáveis facilitam a operação do sistema. São também muito importantes a visualização dos dados, exportação de dados, geração de relatórios, agendas e mensagens de alertas.

FACILIDADE DE PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA

Os sistemas ERP são desenvolvidos para atender a necessidades de forma genérica a todas as atividades empresariais. Desta forma, caso a empresa tenha necessidade específica própria da sua atividade, o sistema precisa ter facilidade de adaptação a estas necessidades.

SEGURANÇA

Gravação de log do sistema identificando o usuário, data, hora e operação; restrição de acesso por grupo de usuários e por usuário; backups e recuperação de dados; recuperação de dados históricos, etc.

CONFIABILIDADE

A confiabilidade do sistema depende do atendimento dos três quesitos anteriores: a) qualidade, eficiência e desempenho do sistema; b) fornecedor do sistema confiável para parceria de longo prazo; c) segurança do sistema para evitar perda de dados e não permitir acessos indevidos ou não autorizados.

MODULARIDADE

Uma característica importante para as pequenas empresas é que o ERP possa ser adquirida e implantada por módulos, de acordo com a necessidade e crescimento da empresa. Isto minimiza o investimento inicial do custo da compra da licença de uso, reduz e facilita a implantação do sistema.

INTEGRAÇÃO

Caso a empresa possua um sistema de loja virtual ou e-commerce ou sistema de força de vendas para coleta de pedidos, o ERP precisa trocar informações com estes ou outros sistemas departamentais.

IMPLANTAÇÃO

Facilidades de implantação, configuração do sistema, carga de dados vindos de outros sistemas legados; treinamento do usuário, etc.

DOCUMENTAÇÃO

Qualidade da documentação on-line e off-line para ajudar a agilizar o processo no caso de dúvidas e recuperação de erros;

BENEFÍCIOS

São esperados principalmente reduções de mão de obra, custos, estoques e prazos. Existem também benefícios não mensuráveis tais como diminuição de erros que evitam multas, aumento do nível de satisfação interna e dos clientes, etc.

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