Com o crescimento dos negócios, é natural que se invista na contratação de novos colaboradores para dar conta das demandas da empresa, não é mesmo? No entanto, mais pessoas trabalhando em um número maior de processos, não significa que haverá uma melhora na organização do serviço ou um maior rendimento dele – muito pelo contrário!

Quando uma empresa começa a crescer num rítimo acelerado e as informações começam a fugir do controle – seja com relação a integração entre os setores ou à dificuldade de acesso às diversas áreas-, talvez seja hora de implantar um software de gestão ERP para auxiliar no trabalho diário.

Por isso, se você é um gestor ou empreendedor, existem algumas perguntas que podem te ajudar a identificar o momento certo para implantar um sistema ERP:

FUNCIONAMENTO: Pode melhorar? Tem perspectiva de crescimento? Os clientes são bem atendidos?

INFORMAÇÃO: Consigo obter informações rápidas e seguras, sem precisar realizar reuniões para isso? É preciso de muitas pessoas para obter essas informações? Estou perdendo vendas por falta de informações?

FINANCEIRO: Consigo planejar meu fluxo de caixa (compras, vendas, recebimentos e pagamentos)?

CONTROLE: Qual é o meu estoque de produtos? Meu estoque é alto? Quais produtos estão sem giro há tempos? Quais são rentáveis? Qual meu custo?

CUSTO X BENEFÍCIO: Por fim, para identificar o melhor momento de implantar um sistema ERP é preciso pensar no custo benefício: Quanto dinheiro estou perdendo em processos lentos e não integrados? Quanto tenho disponível para investir na melhoria dos processos? Quanto vou economizar e ganhar com a melhoria na gestão?

Certamente o sistema ERP irá trazer diversos benefícios, além de vantagens competitivas a seu negócio. Confira a seguir algumas delas:

  • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade;
  • Eliminar o uso de interfaces manuais;
  • Otimizar o processo de tomada de decisão;
  • Eliminar a redundância de atividades;
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado;
  • Reduzir custos;
  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
  • Reduzir o tempo de respostas;
  • Organização eficiente de estoque;
  • Saber qual o real desempenho da sua empresa a um clique;

 

E aí, já está na hora de implantar um sistema ERP em sua empresa, certo? Que tal, então, uma consultoria grátis? Ou conhecer mais detalhadamente cada vantagem? O software ProComércio oferece cada uma delas e muito mais!

Agende uma visita grátis conosco a fim de demonstrarmos como o ProComércio pode auxiliar na Gestão Empresarial do seu negócio.