O planejamento financeiro baseia-se no princípio de saber como ganhar, gastar, poupar e investir o dinheiro, com foco na melhoria contínua das atividades.

Planejar é organizar-se antes de agir, considerando as possibilidades de atingir objetivos e metas, com acompanhamento e controle.

Por que planejar? O segredo da boa educação financeira está no equilíbrio. Direcionar os recursos, de modo que consigam equacionar as contas e gerar poupança. Saber guardar dinheiro pode ser uma decisão inteligente para satisfazer objetivos futuros em possíveis eventualidades.

O planejamento não é um processo tão complicado quanto parece: representa uma etapa muito importante para o empresário que tem metas de crescimento e quer saber o que é necessário para chegar lá.

Em pesquisa recente do Sebrae Paraná, foi identificado que 53% das empresas realizam planejamento somente até um ano e 29% não possuem planejamento definido. Esse comportamento compromete a tomada de decisões na empresa, inclusive na contratação de crédito, pois não se prepara adequadamente a acaba pagando taxas de juros mais caras.

Para um bom planejamento, algumas etapas devem ser seguidas:
a) Observar as oportunidades
b) Estabelecer objetivos e metas
c) Elaborar orçamento
d) Realizar controle de registro de gastos
e) Revisar constantemente o plano para corrigir eventuais falhas

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

Agende uma visita grátis conosco a fim de demonstrarmos como o ProComércio pode auxiliar na Gestão Empresarial do seu negócio.

[rev_slider banner_ads]