A situação é essa: Sua empresa cresceu e, com isso, as demandas não param de chegar. O trabalho requer uma mão de obra ainda maior, afinal, o que antes poderia ser feito por uma pequena equipe, agora não é possível. E, para piorar ainda mais, as informações sobre o funcionamento da empresa (estoque, fluxo de caixa, etc.) começaram a fugir do controle. E aí, o que fazer? Uma dica: implantar um software de gestão ERP.

Se tornou bastante comum – e inevitável também! –  recorrer à tecnologia como aliada para resolver os problemas gerenciais de uma empresa. O constante monitoramento das atividades diárias é fundamental para seu desenvolvimento. No entanto, em meio a tantas soluções disponíveis, como escolher o sistema de gestão ideal para o seu negócio?

Para te ajudar, selecionamos algumas sugestões que vão auxiliá-lo na hora implantar um bom software ERP que beneficiará sua empresa:

UMA BOA DOCUMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL

Antes de mais nada, é fundamental que uma empresa que deseja implantar um software de gestão tenha uma boa documentação dos processos internos de cada área ou departamento. Afinal, quanto melhor for o conhecimento sobre os problemas enfrentados, mais fácil é a escolha de um sistema.

Reúna uma lista dos requisitos mais críticos: fluxo de trabalho, integração de sistemas, governança, riscos, migração ou conversão de dados, elaboração de relatórios, treinamento, business intelligence (BI) etc. Em seguida, defina sua abordagem e implementação de prazos.

ESCOLHA UM MODELO

Este é o momento em que você decide qual é o modelo de software ERP ideal para a empresa. As três principais opções são: ERP on-premise, ERP hospedado/gerenciado e soluções de ERP na nuvem. Enquanto os dois primeiros permitem maior customização, mas possuem preços mais elevados, o terceiro tipo de software é capaz de baratear os custos dos projetos e, por isso, é a opção mais viável para pequenas e médias empresas.

COMPARARE AS OPÇÕES

Fornecedores de software ERP existem aos montes. Por isso, é importante criar uma matriz de funcionalidades que sua empresa requer e classificar diferentes softwares a partir disso. Assim, será mais fácil escolher um ERP que atenda suas necessidades.  Além disso, é fundamental que o sistema seja configurável, podendo ser e adaptado de acordo com as mudanças da empresa.

PEÇA AUXÍLIO

Envolver peritos externos em software ERP pode ser uma boa ideia, afinal, podem contribuir bastante no processo de escolha e implantação. Porém, certifique-se que ele tenha conhecimento do seu negócio e saiba quais são seus objetivos em relação ao software de gestão.

INVISTA EM TREINAMENTO

A adesão dos funcionários é de extrema importância. Por isso, antes que o sistema seja liberado, vale investir no treinamento de alguns colaboradores para o uso da ferramenta. Ter conhecimento do software que irá beneficiar as atividades da empresa, bem como seu manuseio, é fundamental. Além disso, este procedimento contribui para relatar dificuldades e propor melhorias.

MEÇA OS RESULTADOS

Defina métricas para determinar quão bem o sistema atende seus objetivos. Em seguida, acompanhe o processo – não deixando de medir os resultados após a implementação.

 

Agora, que tal conhecer melhor o software ProComércio, marcando já uma consultoria grátis? Nosso sistema oferece vantagens personalizadas ao seu negócio.